Brasília Cidades Ciência Cotidiano Cultura Economia Educação Energia Entretenimento ESPECIAL PUBLICITÁRIO
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
05/09/2020 | 10:50 - Amazonas / Educação

Alunos do Cetam/Saavedra auxiliam na realização de testes rápidos de Covid-19

Fotos: Cleudilon Passarinho/Cetam

 
Alunos do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), finalistas dos cursos técnicos em Hemoterapia e Enfermagem ministrados na Escola de Formação Profissional Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra, estão trabalhando em parceria com equipes da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) na realização de testes rápidos para detectar casos de Covid-19.
Os exames começaram a ser realizados dia 18 de agosto e são voltados a servidores das secretarias de Estado de Educação e Desporto e de Administração Penitenciária (Seap). O posto de coleta foi montado no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho (Sambódromo). Os interessados têm até 30 de setembro para fazer os testes, disponibilizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h.
É preciso que os servidores façam um agendamento prévio pelo aplicativo Sasi, que pode ser baixado no celular. Daí, serão informados horário e local do exame. No Sambódromo, o teste é feito em quem chega a pé ou de carro pelo sistema drive thru.  O resultado é enviado por e-mail. O profissional que testar positivo para a doença será encaminhado a uma das unidades de atendimento de referência em casos do novo coronavírus para que receba tratamento e orientação adequados.
Os 33 alunos do Cetam estão dando agilidade à demanda prevista de 30 mil testes. O trabalho que eles vêm realizando tem sido supervisionado pela professora do Cetam na Escola Francisca Saavedra, a biomédica Márcia Kamila Silva de Souza. Para ela, a parceria com a FVS é importante tanto para a sociedade, beneficiada com os exames, quanto para os alunos que estão tendo a oportunidade de vivenciar um trabalho diferente.

Segundo o diretor da Escola Francisca Saavedra, professor Salatiel Gomes, esse tipo de ação que os alunos da unidade vêm realizando junto à FVS contribui para o fortalecimento da formação profissional de todos. “Isso é maravilhoso, sobretudo no processo de aplicação dos conhecimentos teórico-práticos”, ressaltou Salatiel. 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2020 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença