Amazônia Assembleia Legislativa do Amazonas Brasília Câmara Municipal de Manaus Cidades Ciência Cotidiano Economia Educação Energia
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
28/10/2019 | 11:29 - Amazonas / Educação

AM. No Amazonas, Vestibular da UEA inicia com mais de 76 mil inscritos. As provas acontecem também na segunda e terça-feira

Bruno Zanardo - Secom

“Tudo preparado, serão dois dias de certame e, na terça-feira, teremos o Sistema de Ingresso Seriado (SIS). A nossa preocupação é que os candidatos e candidatas saiam cedo de casa, estimem o tempo de chegada aos locais de prova, verifiquem a documentação e façam a melhor prova de suas vidas”, disse o reitor. “O resultado será publicado no dia 17 de dezembro e o gabarito será ainda esta semana. A UEA já formou quase 50 mil pessoas nesses 18 anos, tem presença em todas as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), em todo interior do Amazonas com os nossos egressos e, hoje, é uma das 100 melhores universidade desse País”.

 

Na tarde deste domingo (27/10), as provas do Vestibular 2019, acesso 2020, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), começaram a ser aplicadas na capital e no interior. A abertura dos portões aconteceu às 12h (horário de Manaus) e o fechamento às 12h50. O exame segue nesta segunda-feira (28/10) e, na terça-feira (29/10), serão realizadas as provas do Sistema de Ingresso Seriado (SIS).

Ao todo, são oferecidas 3.379 vagas em 37 cursos, incluindo 195 para alunos indígenas e 307 para Pessoa com Deficiência (PcD). Para o Vestibular são oferecidas 1.727 vagas, sendo 1.130 vagas para a capital e 597 vagas para o interior. Já o SIS dispõe de 1.150 vagas, sendo 752 vagas para a capital e 398 para o interior.

O reitor da UEA, Cleinaldo Costa, que participou da abertura oficial na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), localizada na avenida Carvalho Leal, bairro Cachoeirinha, destacou que o Vestibular 2019 tem mais de 76 mil inscritos em todo o Estado, com o curso de Medicina como o mais concorrido, seguido por Direito e pelas engenharias.

“Tudo preparado, serão dois dias de certame e, na terça-feira, teremos o Sistema de Ingresso Seriado (SIS). A nossa preocupação é que os candidatos e candidatas saiam cedo de casa, estimem o tempo de chegada aos locais de prova, verifiquem a documentação e façam a melhor prova de suas vidas”, disse o reitor. “O resultado será publicado no dia 17 de dezembro e o gabarito será ainda esta semana. A UEA já formou quase 50 mil pessoas nesses 18 anos, tem presença em todas as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), em todo interior do Amazonas com os nossos egressos e, hoje, é uma das 100 melhores universidade desse País”.

Sobre a segurança do certame, Cleinaldo enfatizou a parceria com a empresa responsável pelo Vestibular e também com a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM).

“Todo esse processo é feito com total segurança pela UEA juntamente com a empresa terceirizada chamada Vunesp, que realiza o nosso Vestibular, com a Secretaria de Segurança e a Polícia Militar”, disse.

Candidatos – No certame pela primeira vez, Eliz Lima, de 18 anos, chegou no local da prova às 10h30.

“A expectativa é grande, é um momento muito importante, estou nervosa, é um sonho, e fiquei com medo de chegar atrasada”, justificou a candidata a uma vaga para Medicina. “A preparação foi intensa e foi muito difícil, eu abdiquei de muitas coisas, redes sociais, de sair com os amigos e estudei muito”.

Para amenizar o nervosismo, uma equipe da IFMSA – International Federation of Medical Students’ Association – organização estudantil com mais de 1,3 milhões de acadêmicos de Medicina em mais de 130 países, estava no local para conversar com os candidatos e oferecer apoio.

“A nossa proposta é reunir estudantes de Medicina que fazem a diferença, ou seja, gente quer fazer a diferença tanto no meio médico quanto no meio social, e um jeito que achamos foi acolher os próximos estudantes que entrarão na nossa universidade. Trazemos mensagens de incentivo, falamos com eles, oferecemos água, caneta, porque, às vezes, eles esquecem, e passamos uma mensagem de acolhida realmente porque já passamos por isso e sabemos como é”, explicou Alice Cortez, estudante de Medicina que comandou a ação neste domingo. “Somos 70 pessoas, então nesse primeiro dia e amanhã são 35 pessoas e, no SIS, vão vir mais 35 pessoas. Nos dividimos em dois dias, o que já foi maior que no ano passado, quando fizemos apenas um dia do vestibular macro”.

A iniciativa foi aprovada pelos candidatos. Gabriela Barbosa, de 18 anos, que também concorre a uma vaga para Medicina, afirmou que o apoio foi fundamental.

“Eu cheguei nervosa, como se chega num vestibular, que tem muito candidato e pouca vaga, e eles deram água, conversaram com a gente, deram bombom. É uma perspectiva diferente, de pessoas que já passaram pelo que estamos passando hoje e acalma saber que tem o final do túnel nisso tudo. Então, eu achei muito legal e interessante o trabalho deles”, contou. “Estou com o pensamento superpositivo para a prova, porque eu acho que é isso que precisamos. Foi um ano bem difícil na preparação, porque a ansiedade bate, é cansativo, são horas de estudo, mas vai valer a pena”.

Preparação – Concorrendo pela quinta vez a uma vaga no curso de Medicina, a estudante Fernanda Garcia disse que passou os últimos 12 meses se dedicando para realizar o sonho de entrar na faculdade no próximo ano. Fernanda revela que a grande aposta para esse processo foi estudar sozinha em casa.

“Esse ano eu foquei mais nos estudos. Dediquei mais o meu tempo para revisar matérias, refazer provas anteriores e reforçar os assuntos que irão cair no Vestibular. Por três anos fiz cursos preparatórios, porém, este ano decidir estudar em casa, me concentrar em questões que eu considero mais importantes. Sou apaixonada pela Medicina e quero exercê-la, assim como faz uma parte da minha família”, disse.

Estreante no Vestibular da UEA, Gabriel Abrahim, também não escondeu a vontade e a ansiedade de cursar Medicina em uma das melhores universidades do Brasil.

“Cursei Farmácia, mas minha vontade mesmo é de ingressar no curso de Medicina. Eu realmente estudei bastante para esse Vestibular e espero ter a alegria de ver o meu nome na lista dos aprovados do exame", contou.

Gabarito

O Gabarito do Vestibular será divulgado no dia 29 de outubro, a partir das 20h (horário de Manaus), por meio de consulta pelo CPF do candidato no portal da UEA (www.uea.edu.br) no link Vestibular. O resultado do Vestibular e será no dia 17 de dezembro. 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2019 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença