Brasília Cidades Ciência Cotidiano Cultura Economia Educação Energia Entretenimento ESPECIAL PUBLICITÁRIO
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
01/06/2020 | 19:20 - Amazonas / Cidades

Defesa Civil registra 12 ocorrências após forte chuva em Manaus

Divulgação

 
Prefeitura de Manaus, por meio da Central de Emergência 199 da Defesa Civil Municipal, registrou no primeiro balanço fechado até as 14h desta segunda-feira, 1º/6, 12 ocorrências ocasionadas pela chuva desta manhã. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média até o momento é de 20 milímetros para a cidade de Manaus.
 
O Departamento de Operação informa que não há vítimas nas referidas ocorrências e que todas as situações registradas já estão em atendimento. O órgão também ressalta que o Disk 199 está em funcionamento 24 horas.
 
Houve chamado para quatro situações de alagação, nos bairros Cidade Nova e Jorge Teixeira; no Jorge Teixeira; um tombamento de árvore, na Cidade Nova 2; dois desabamentos de muro, nos bairros Nossa Senhora de Fátima 2 e Jorge Teixeira; dois riscos de desabar nos bairros Jorge Teixeira e Colônia Terra Nova 1; um risco de deslizamento no Jorge Teixeira; um deslizamento de barranco no bairro Cidade Nova e uma situação de desabamento parcial no bairro Jorge Teixeira. 
 
Atendimento 
 
“A nossa central de emergência recebeu até o momento um total de 12 ocorrências e nossas equipes já estão em atendimento às essas ocorrências. A chuva até deu uma parada no momento, mas poderá ter mais pancadas de chuvas em áreas isoladas, até o final da tarde”, informou o secretário-executivo da pasta, Cláudio Belém. 
 
Belém reforçou ainda que a Central de Atendimento 199 realiza o monitoramento 24 horas e que está à disposição para que a população possa entrar em contato e registar ocorrência caso seja necessário.
 
Monitoramento
 
Além dos pluviômetros, o monitoramento nas áreas de risco da cidade, no período chuvoso, é realizado diariamente pela Defesa Civil e conta com o reforço dos Núcleos de Proteção e Defesas Civis nas comunidades (Nupdecs), formados por voluntários.
 
 A Sepdec também disponibilizou no site da Prefeitura de Manaus o novo canal de comunicação de prevenção do órgão. A ferramenta tem por objetivo repassar informações da Defesa Civil para a população, como avisos meteorológicos, cota do rio Negro e orientações básicas de situações de risco.
 
Ao realizar o cadastro, os usuários podem optar em receber as informações via SMS ou via WhatsApp. O link funciona 24 horas e para se cadastrar é só acessar o banner rotativo “Prevenção”, na página principal do Portal da Prefeitura de Manaus, ou acessar http://cmmanaus.com.br/prevencao/ e preencher os dados solicitados. 
 
Os usuários de celulares cadastrados via SMS receberão uma mensagem direta e os já cadastrados, via WhatsApp, serão incluídos em um grupo da região de interesse.
 
 

Texto - Layza Viana/Defesa Civil 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2020 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença