Brasília Cidades Ciência Cotidiano Cultura Economia Educação Energia Entretenimento ESPECIAL PUBLICITÁRIO
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
08/06/2020 | 14:55 - Amazonas / Geral

Detran-AM reabre ao público com capacidade de atendimento reduzida e atenção a medidas de distanciamento e higiene

FOTOS: Michel Melo/Secom

 
 
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) reiniciou hoje (08/06) seu atendimento presencial com agendamento. Cerca de 850 pessoas comparecerem na sede do órgão. Esse número era para ser maior, porém muitas pessoas agendadas descobriram, ainda na semana passada, que poderiam fazer alguns serviços totalmente pela internet e acabaram não indo ao Detran.
 
Para se ter uma ideia, entre os dias 1º e 5 de junho foram emitidos 9 mil Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVs) eletrônicos impressos em papel comum. Depois de divulgado que esse seria o mesmo formato do documento entregue na sede do Detran-AN, muitas pessoas optaram por fazê-lo em casa.
 
A renovação simplificada da CNH também foi bastante procurada de maneira on-line. Ao todo, 1.155 pessoas optaram por renovar o documento sem precisar agendar o serviço. A renovação simplificada está disponível para aqueles usuários que renovaram pela última vez o documento nos últimos seis anos. Essas pessoas precisam apenas entrar no site de serviços do Detran-AM (digital.detran.am.gov.br), pagar a taxa, agendar com a clínica e depois marcar para pegar o documento ou, se preferir, emiti-lo de maneira eletrônica pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
 
“A renovação da CNH e o licenciamento de veículos representa mais de 70% de nosso atendimento, e ter mais de 9 mil emissões de CRLV em apenas cinco dias é um sinal de que as pessoas estão começando a aderir aos serviços digitais. Esse número representa quase a mesma quantidade de CRLV eletrônico emitidos em todo o mês de abril”, disse Rodrigo de Sá Barbosa, diretor-presidente do Detran-AM.
 
Tranquilidade – O retorno das atividades presenciais do Detran foi considerada tranquila para o servidor público Carlos André, 35. Ele optou por agendar a renovação da CNH, mesmo estando elegível para fazer uso da renovação simplificada. “Achei o atendimento muito bom. Foi rápido, e as medidas de prevenção estão como previstas para atendimento nos órgãos”, disse.
 
As questões sanitárias e de distanciamento foram uma das grandes preocupações do diretor-presidente do Detran-AM nesse retorno, de tal modo que, durante a última semana, o órgão passou por várias adaptações para receber o público nesta segunda-feira.
 
“Foi uma reabertura responsável, tendo como preocupação todas as medidas de distanciamento e de higiene determinadas pelo decreto governamental de reabertura das atividades não essenciais. Nós espalhamos dispensers com álcool em gel por todos os setores com atendimento ao público, bem como mantivemos um espaçamento maior entre os atendimentos, que antes era de sete minutos e agora passou para 20”, explicou Rodrigo de Sá, diretor-presidente do Detran-AM.
 
Sete dias – O Detran também está preocupado em saber se houve o trânsito de pessoas com o novo coronavírus nos locais de atendimento do órgão. Para isso colocou um questionário em seu robô de atendimento (chatbot).
 
Ele vai funcionar da seguinte maneira: sete dias após o atendimento no órgão, o usuário receberá uma mensagem para informar se teve sintomas ou foi diagnosticado com Covid-19.
 
“Essas informações irão nos permitir ter um controle das pessoas infectadas com nossos servidores. Caso não identifiquemos a circulação da doença, nós poderemos adotar medidas para ampliar um pouco mais a oferta de serviços”, explicou Rodrigo de Sá.
 
Novo horário – Neste retorno, o Detran-AM precisou reduzir sua capacidade de atendimento em aproximadamente 60%, e por isso ampliou o horário de atendimento até as 15h, de segunda a sexta-feira. Por conta disso, os agendamentos de junho e julho já se esgotaram, podendo ser abertas vagas caso as pessoas que agendaram para renovar a CNH ou pegar o CRLV optem pelo serviço on-line.
 
O acesso ao órgão também só está permitido para pessoas agendadas. Antes da entrada, a temperatura do usuário é aferida e ele é convidado a higienizar a mão com álcool em gel.
 
Já os postos do Detran nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) ainda permanecem fechados.

  

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2020 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença