Brasília Cidades Ciência Cotidiano Cultura Economia Educação Energia Entretenimento ESPECIAL PUBLICITÁRIO
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
25/09/2020 | 19:40 - Amazonas / Educação

Educadores de creches municipais participam de pesquisa sobre os desafios na pandemia

Divulgação

 
 
Mais de cem educadores que atuam nas creches da Prefeitura de Manaus, coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram na tarde desta sexta-feira, 25/9, de uma videoconferência, dando continuidade à pesquisa realizada pela Gerência de Creches sobre “Desafios da Identidade Profissional de Creche no Contexto Pandemia: Quero te ouvir, professor!”. A pesquisa contou com a participação de 300 educadores, entre diretores, pedagogos e professores.
 
O encontro, que aconteceu pela plataforma Google Meet, durou aproximadamente duas horas e vários temas foram abordados, como comunicação, pensamento crítico, criatividade, colaboração e inovação.
De acordo a gerente de Creches, Wissilene Brandão, esse tipo de avaliação acontece duas vezes por ano de forma presencial, mas devido a pandemia do novo coronavírus e a necessidade de manter o distanciamento social, a pesquisa e avaliação aconteceram de forma virtual.
 
“A avaliação é uma forma objetiva de constatar como o professor tem desempenhado o seu papel, e dentro da realidade deste ano o que observamos é que apesar do medo, da angústia e frustrações durante todo esse processo de teletrabalho, é que todos os professores se mantiveram perseverantes na sua prática educacional”, informou Wissilene.
 
Na pesquisa, os professores puderam compartilhar qual documento pedagógico utilizou para planejar as aulas durante o teletrabalho, como conciliaram os conceitos de interações e brincadeiras às orientações para as famílias, num contexto doméstico, como adaptou suas práticas pedagógicas de inclusão para o público-alvo da educação especial. Além das vivências didáticas durante a pandemia.
 
Para a professora Moiciclaudia Silva Sahdo, que leciona na creche municipal Professora Eliana de Freitas, no Riacho Doce 3, bairro Cidade Nova, zona Norte, a pesquisa é uma ótima maneira de compartilhar as experiências vividas durante a pandemia.
 
“A iniciativa da Prefeitura de Manaus em ouvir o professor é extremamente positiva. Estamos vivendo uma experiência única e cada um reage de uma maneira diferente. É muito bom poder compartilhar experiências positivas e também as angústias, desafios, momentos que precisamos enfrentar e principalmente saber que podemos contar nossas ações e sentimentos com os colegas e de como estamos trabalhando para chegar até às crianças, às famílias e garantir a aprendizagem de cada um dos nossos alunos”, avaliou Moiciclaudia.
 
Aplicação
De acordo com a assessora pedagógica da GEC e responsável pela elaboração do documento, Cláudia Magalhães, a pesquisa aconteceu em duas etapas. A primeira realizada pelo professor, depois pela equipe diretiva, que é a equipe pedagógica das creches com o retorno de como foi realizado o procedimento.
“Essa pesquisa é uma descrição sensível sobre o olhar do professor de creche nos tempos da pandemia e nosso maior objetivo é ouvir esse profissional, seus anseios, desafios, e expectativas futuras de trabalho. Nessa nova realidade, uma nova identidade surge no professor, que agora precisa utilizar e conhecer os meios tecnológicos e a equipe diretiva, nesse momento é quem vai ajudar esse professor. Essa é uma situação mundial, onde todos vivem os mesmos medos e precisamos da ajuda um do outro”, comentou.
 
 

 
Texto - Érica Marinho / Semed 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2020 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença