Brasília Cidades Ciência Cotidiano Cultura Economia Educação Energia Entretenimento ESPECIAL PUBLICITÁRIO
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
23/07/2020 | 20:40 - Amazonas / Geral

Espaços de acolhimento aos indígenas warao recebem doação de ventiladores do Unicef

Fotos – Divulgação

 
 
Os espaços de acolhimento da Prefeitura de Manaus destinados a indígenas venezuelanos da etnia warao receberam nesta quinta-feira, 23/7, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), 30 ventiladores de pedestal que serão instalados nos abrigos. A entrega simbólica aconteceu no abrigo localizado em um sítio no Tarumã- Açu, zona Oeste, onde atualmente 148 refugiados estão acolhidos.
 
“Ficamos gratos pela doação do Unicef, que tem sido um grande parceiro da Prefeitura de Manaus no fluxo de trabalho do acolhimento dos indígenas venezuelanos da etnia warao no município, conduzido pelo prefeito Arthur Virgílio Neto. O trabalho em rede de cada um dos atores envolvidos cumpre o intuito de levar mais dignidade e garantia de direitos a essa população de refugiados do país vizinho”, agradeceu a titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Suzy Zózimo.
 
Os espaços de acolhimento são administrados pela Semasc, que possui atualmente 386 acolhidos em cinco espaços de acolhimento para os indígenas warao. Todos contam com o apoio das agências internacionais da Organização das Nações Unidas (ONU), além do apoio das instituições da sociedade civil, como o Instituto Mana, Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra)  e Aldeias Infantis SOS.
 
Os indígenas são acompanhados por uma equipe multidisciplinar (assistentes associais, psicólogos e cuidadores). Eles recebem as três principais refeições do dia (café, almoço e jantar). A Prefeitura de Manaus também entrega fórmula suplementar para crianças de seis meses a um ano, o produto é um complemento da amamentação.
 
No final de junho, os indígenas também receberam kits de higiene pessoal, baldes e mosqueteiros, pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).
 
Solidariedade
Durante o período de agravamento da pandemia, além da implantação de abrigos provisórios emergenciais, o município intensificou as ações da campanha #ManausSolidária, sob gerência da presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, colocando à disposição da população um ponto fixo de coleta de alimentos, roupas e itens de higiene. As doações são destinadas a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, afetados, mais ainda, pelos impactos econômicos da doença, o que inclui a população warao.
 
As doações físicas podem ser entregues, diretamente, no drive-thru solidário montado no hall de entrada do auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da prefeitura, na Compensa, zona Oeste, de 9h às 13h, de segunda a sexta-feira.
 
 
Mais doações
Além dos ventiladores, o Unicef fez a doação de 1.600 máscaras cirúrgicas para uso dos profissionais de saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência à Covid-19 e unidades das áreas de abrangências dos abrigos que acolhem os migrantes venezuelanos indígenas warao e não indígenas no município de Manaus.
 

Texto - Alexsandro Machado / Semasc 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2020 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença