Brasília Cidades Ciência Cotidiano Cultura Economia Educação Energia Entretenimento ESPECIAL PUBLICITÁRIO
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
29/05/2020 | 21:30 - Amazonas / Oportunidades

Governo do Amazonas viabiliza cadastro digital para solicitação da carteira do artesão

Foto: Divulgação/Setemp

 
 
O Governo do Amazonas por meio da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), continua efetuando o pré-cadastro, cadastramento e renovação da Carteira do Artesão on-line, concedida por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).
 
Devido à pandemia do novo coronavírus, os atendimentos que eram feitos presencialmente na sede da Setemp (em Manaus) e nas comunidades ribeirinhas dos municípios, passaram a ser realizados de forma virtual para a aquisição da identidade artesanal. O Amazonas com 62 municípios, conta hoje com 4.400 artesãos cadastrados, número esse que vem aumentando com a procura pelo cadastro on-line.
 
O acesso é feito pelo portal do artesanato, disponível no www.artesanatobrasileiro.gov.br , permitindo assim que os artesãos possam realizar as etapas que antes eram feitas apenas de forma presencial. A medida garante a continuidade de um serviço essencial para quem vive do artesanato.
 
Após o pré-cadastro, o profissional vai precisar passar por um teste de habilidade a ser realizado também de forma on-line para analisar se o produto está de acordo com a base conceitual do artesanato. Para isso, basta entrar em contato pelo e-mail artesanato.am@sedecti.am.gov.br, onde uma equipe técnica explicará todos os procedimentos para adquirir a carteira do artesão.
 
De acordo com a secretária Executiva do Trabalho e Empreendedorismo, Neila Azrak, o cadastro on-line do artesão se tornou uma ferramenta importante nesse momento de pandemia, onde os cadastros presenciais deixaram de ser realizados, passando para o mundo digital. “Além de darmos continuidade ao trabalho que desenvolvemos, garantimos o reconhecimento do artesão enquanto profissional da arte, contribuindo e fomentando o empreendedorismo em nosso estado”, disse.
 
A seguir, os seis passos para que o usuário possa requerer o cadastro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro ( SICAB) e assim, obter a Carteira Nacional do Artesão:
 
Passo 1. Acesse o Portal do artesanato Brasileiro: www.artesanatobrasileiro.gov.br. Clique no botão Login e em seguida em Pré-cadastro.
 
Passo 2. Caso o artesão não possua conta no gov.br, ele deverá clicar na opção “Crie sua conta” para efetuar o cadastro no portal de serviços do Governo Federal.
 
Passo 3. Depois da autenticação do login no Gov.br, o artesão deverá autorizar o uso de dados pessoais no serviço do PAB.
- Em seguida, ele será direcionado para a tela inicial do pré-cadastro para responder o formulário.
 
Passo 4. Depois de solicitar o pré-cadastro, o usuário receberá um e-mail com as devidas instruções da Coordenação do Artesanato do seu estado de Cadastro.
 
Passo 5. Uma vez feito o pré-cadastro, o usuário pode acompanhar o andamento do processo no site: http://artesanatobrasileiro.gov.br, na sessão “Acompanhar Pré-Cadastro”.
 
Passo 6. Depois de ter a solicitação aprovada, o artesão deverá passar pelo teste de habilidade que também poderá ser feito de forma on-line. Basta que o profissional entre em contato pelo e-mail artesanato.am@sedecti.am.gov.br
 

Importante ressaltar que o pré-cadastro não é garantia de aprovação em todo o procedimento para a concessão da Carteira Nacional do Artesão. O último passo para concluir o cadastro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) e obter a Carteira Nacional do Artesão, é feito pelo colaborador da coordenação estadual através de um vídeo enviado pelo artesão para a comprovação do teste de habilidade. 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2020 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença