Brasília Cidades Ciência Cotidiano Cultura Economia Educação Energia Entretenimento ESPECIAL PUBLICITÁRIO
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
16/04/2020 | 13:10 - Amazonas / Cidades

Internas da Unidade Prisional de Itacoatiara confeccionam 500 máscaras de proteção contra o coronavírus

FOTOS: Divulgação/Seap

 
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) utilizou a mão de obra carcerária de quatro internas da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI), localizada a 177 quilômetros de Manaus, para a confecção de 500 máscaras de proteção contra o novo coronavírus (Covid-19). Integrantes da sociedade itacoatiarense colaboraram com a doação dos materiais usados na produção dos itens. 
 
As internas que participaram da iniciativa receberam instruções de uma costureira profissional da cidade, no início desse mês, para confeccionar as máscaras com o material disponibilizado (tecidos, linhas, elásticos e TNT). 
 
As máscaras foram doadas para diversas entidades do município: Hospital Regional José Mendes, 2º Batalhão da Polícia Militar, Fórum de Justiça da Comarca de Itacoatiara, sete unidades básicas de saúde, e também distribuídas aos funcionários da unidade prisional.
 
Os acessórios foram produzidos em seis dias e, segundo o diretor da UPI, Antônio Cordeiro, “como há previsão para mais doações, existe a possibilidade de confecção de mais peças”. 
 
Cordeiro exaltou ainda a dedicação das internas na execução do serviço. “Além de saber que ajudamos várias pessoas contra esse vírus, foi muito bom ver o desempenho delas durante a atividade. Todas estão de parabéns por essa contribuição”.     
 
Para a reeducanda Eduarda* (nome fictício) essa foi uma oportunidade de ajudar o próximo e a si mesma. “Com esse trabalho estou ajudando aquelas pessoas vulneráveis ao vírus, a quem as máscaras foram destinadas, e diminuindo os dias da minha pena. Sou grata por fazer parte disso”, disse.
 
Remição de pena – As quatro internas fazem parte do projeto de ressocialização “Costurando a Liberdade” e recebem o direito à remição de um dia da pena a cada três dias de trabalho não remunerado, conforme a Lei de Execução Penal (LEP). 
 

Parceria – As duas máquinas de costura utilizadas para a atividade foram adquiridas por meio da parceria da Seap com a Vara Cível de Pequenas Causas de Itacoatiara e do Ministério Público do Estado (MPE). 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2020 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença