Brasília Cidades Ciência Cotidiano Cultura Economia Educação Energia Entretenimento ESPECIAL PUBLICITÁRIO
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
22/09/2020 | 17:10 - Brasil / Ciência

Ministro Marcos Pontes e delegação tem semana de compromissos oficiais na Áustria

Fopto: Dean Calma / IAEA

Delegação do MCTI e da Comissão Nacional de Energia Nuclear participa de conferências, reuniões e faz visitas à instituições e autoridades na capital, Viena

Uma delegação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN/MCTI), liderada pelo ministro Marcos Pontes, está em Viena, na Áustria, onde participa, até o fim desta semana, de diversos compromissos oficiais. Nessa segunda, (21), a equipe do MCTI participou pela manhã da abertura da 64ª Conferência-Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Na parte da tarde a comitiva teve uma reunião com o diretor-Geral da AIEA, Rafael Grossi.
“Queremos reforçar um compromisso do ministério com o fortalecimento da parceria com a AIEA nas áreas de competências da CNEN, especialmente na produção de radiofármacos, formação especializada de quadros para o setor nuclear, gestão de rejeitos radioativos, pesquisa, desenvolvimento e inovação e coordenação, em âmbito nacional, dos mecanismos de cooperação técnica promovidos pela AIEA”, declarou Marcos Pontes.
Nesta terça, (22), Marcos Pontes participou na parte da manhã da abertura do Fórum Científico com a participação do ministro de Minas e Energia, Beto Albuquerque. Na parte da tarde está prevista uma visita da delegação brasileira aos laboratórios da AIEA em Seibersdorf.
Na quarta, (23), o ministro do MCTI participa de uma reunião com a diretora do Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior - da sigla em inglês UNOOSA - Simoneta Di Pippo. Durante o encontro, haverá cerimônia de assinatura do Memorando de Entendimento entre MCTI e UNOOSA. Na parte da tarde a delegação do MCTI se reúne com a reitora da Universidade Técnica de Viena, Sabine Seidler. Nas visitas às instituições científicas e empresariais, espera-se abordar os temas de edificações e prédios inteligentes, atração de investimentos nas áreas de P,D&I, parceria para catalogação de acervos de espécies minerais e biológicas, no âmbito das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil (Museu de História Natural) e apoio à comunidade de pesquisadores brasileiros no exterior.
Na quinta-feira, (24) Marcos Pontes participa de manhã de uma reunião com o Ministro da Educação, Ciência e Pesquisa da Áustria, Dr. Heinz Fassmann. De tarde a comitiva do MCTI visita a associação de empresas e instituições dedicadas à tecnologia espacial (Austrospace).
Na sexta, (25) a delegação participa de uma reunião de trabalho com o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial - a sigla em inglês UNIDO - Li Yong. De tarde se reúnem com a diretora-geral do Museu de História Natural de Viena, Katrin Vohland.

Sábado, (26) último dia de compromissos oficiais, a delegação brasileira participa de manhã da 1ª Reunião da Diáspora Científica Brasileira na Áustria. Além do ministro, Marcos Pontes fazem parte da comitiva do MCTI, a secretária de Articulação e Promoção da Ciência, Christiane Corrêa, o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais, Bernardo Milano, o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Madison Coelho de Almeida, diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear da CNEN, Ricardo Fraga Gutterre e a coordenadora-geral de Assuntos Internacionais da CNEN, Viviane da Silva Simões. 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2020 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença