Brasília Cidades Ciência Cotidiano Cultura Economia Educação Energia Entretenimento ESPECIAL PUBLICITÁRIO
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
06/05/2020 | 18:50 - Amazonas / Tecnologia

Novo microscópio beneficia pesquisas e amplia análise de biópsias da FCecon

FOTOS: Laís Pompeu/FCecon

Microscópio é de alto padrão e possui tela de projeção e câmera

 
 
Um novo microscópio adquirido para o Laboratório de Patologia da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) beneficiará pesquisas e ampliará ainda mais a qualidade das análises de biópsias feitas na instituição. O equipamento, adquirido com recursos disponíveis através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), foi entregue ao setor nesta terça-feira (05/05).
 
O microscópio é de alto padrão e possui câmera e tela de projeção, o que auxiliará na captação de imagem na confecção de laudos em histologia, histoquímica e imunohistoquímica. O equipamento foi adquirido pelo valor de R$ 25.670,78, por meio de um projeto de pesquisa do edital Universal Amazonas, da Fapeam.
 
A diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, pesquisadora Kátia Luz Torres, que coordena o projeto de pesquisa beneficiado, informa que a iniciativa estuda a prevenção e rastreio do câncer de colo de útero em mulheres do sistema prisional de Manaus. O projeto é tese de doutorado da mastologista da FCecon, Hilka Espírito Santo, e já realizou autocoleta e teste de DNA para o Papilomavírus Humano (HPV) em mais de 260 apenadas.
 
Rotina – Além de ser utilizado nas análises do projeto, o equipamento será incorporado à rotina do Laboratório de Patologia, auxiliando na realização de sessões clínicas de casos com oncologista e cirurgiões oncológicos, na captação de imagem na confecção de laudos e no ensino aos residentes de Patologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) que atuam na FCecon.
 
“Com o novo sistema, podemos documentar fotograficamente os casos, o que auxilia nas publicações e no ensino com alta qualidade. Outro ganho do equipamento é para reunião anatomopatológica e discussão de casos difíceis do setor”, afirma o gerente do Laboratório de Patologia, médico patologista Maiko Ramos.
 
Futuro – Um dos principais ganhos do novo microscópio é possibilitar que a FCecon realize dentro da própria unidade o exame de imunohistoquímica, que define o perfil biológico do tumor e é ferramenta essencial para estudos e para diagnóstico. Atualmente, esses exames dos pacientes da FCecon são realizados em dois laboratórios contratados, com uma média de 100 análises por mês.
 
Após a chegada do microscópio, a FCecon trabalha em processos para a aquisição de um sistema automatizado, de materiais e outros equipamentos que são necessários para a realização das análises imunohistoquímicas. Dois técnicos em patologia já foram treinados com a técnica.
 

Ciência e pacientes – Na avaliação de Kátia Luz Torres, a chegada do aparelho reforça a importância da pesquisa para a assistência aos pacientes da Fundação, o que ocorre em todos os outros projetos realizados na instituição. “As ações de pesquisa e investigação podem e beneficiam os serviços de rotina do nosso hospital, beneficiando diretamente os pacientes”, afirma 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2020 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença