Amazônia Assembleia Legislativa do Amazonas Brasília Câmara Municipal de Manaus Cidades Ciência Cotidiano Economia Educação Energia
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
19/10/2019 | 10:41 - Pará / Eventos

PA. Fest Alter começa nesta segunda-feira (21) e contará com a premiada cineasta Tizuka Yamasaki

Divulgação

Na estreia, na segunda-feira (21), está confirmada a palestra da premiada cineasta Tizuka Yamasaki, além de atração artística musical instrumental com o renomado violonista Sebastião Tapajós. A coordenação do Fest Alter informa que já no primeiro dia terão atividades, a partir das 09 horas, na Praça do Çairé, no Lago dos Botos.

 

Em relação ao fluxo de pessoas na vila e nos pontos de praia, o 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4º GBM) estará com efetivo em sistema de rodizio: serão quatro socorristas civis e três militares, e ainda a viatura de combate a incêndio. O expediente de serviço dos militares será das 09h às 22h e na terça (22) ao domingo (27), das 15h às 22h, detalhou o representante do comando do 4º GBM, Tenente Alberto Corrêa.

Para o titular da pasta da Cultura no município de Santarém (PA), Luis Alberto Figueira (Pixica), o evento já é um marco em números que já ultrapassam grandes e tradicionais Festivais de Cinema no Brasil. "A exemplo do 47º Festival de Gramado com 1.100 inscritos. O primeiro Festival de Cinema de Alter do Chão teve 1979 filmes inscritos. As produções vieram de lugares da Amazônia, de outras cidades brasileiras e do exterior e resultou na inclusão de 98 países participantes, e isso engrandece Santarém e junto, o Brasil diante do mundo. Ficamos muitos felizes em saber sobre as mobilizações principalmente do setor educacional tanto da área rural, quanto da área urbana", disse.

O evento é coordenado pela Krioca Comunicação e tem apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e demais pastas.

Na estreia, na segunda-feira (21), está confirmada a palestra da premiada cineasta Tizuka Yamasaki, além de atração artística musical instrumental com o renomado violonista Sebastião Tapajós. A coordenação do Fest Alter informa que já no primeiro dia terão atividades, a partir das 09 horas, na Praça do Çairé, no Lago dos Botos.

O diretor do Fest Alter, Locca Faria, destacou a importância dos apoiadores nesse evento, que deve receber aproximadamente 50 mil pessoas. "Assim que procuramos o governo municipal e órgãos de segurança e lançamos a proposta do Festival e pedido de apoio, logo recebemos retorno. Estamos certos de que juntos deles e com a grande parceira do público, e baseados em dados outros grandes eventos ocorridos na Vila de Alter do Chão, estamos tranquilos que vamos alcançar o propósito do Fest Alter, quanto a segurança e pela diversidade artes. Teremos mais de 200 filmes, distribuídos em curtas, médias e longas-metragens, além de documentários, filmes realizados por aparelho celular, oficinas, palestras, seminários e shows [artistas locais da música, dança, apresentações de etnias indígenas, folclóricas e outras]", detalhou.

O comandante do 3º BPM, Tenente Coronel Tarcísio Morais da Costa, explicou como funcionará a segurança para o evento. "Nós estaremos com grande efetivo e na parceria com os demais órgãos. Vamos assegurar que o Fest Alter possa transcorrer dentro da normalidade. E devido ao alto número de pessoas que estão vindo para o município, o reforço policial estará mobilizado tanto na Vila de Alter do chão e em outros pontos da área urbana", informou. 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2019 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença