Brasília Cidades Ciência Cotidiano Cultura Economia Educação Energia Entretenimento ESPECIAL PUBLICITÁRIO
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
05/11/2020 | 19:05 - Brasil / Polícia

Polícia implode esquema de pirataria digital em 10 estados

Foto: Divulgação

Segunda fase da Operação 404 cumpre mandados de busca e apreensão e bloqueia sites e aplicativos de streaming ilegais. Ação teve apoio das embaixadas dos EUA e do Reino Unido

Na manhã desta quinta-feira (5/11), foi deflagrada a segunda fase da Operação 404, que tem como objetivo combater a pirataria digital. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão pela polícia civil de 10 estados, sob coordenação do Ministério da Justiça. A operação contou com o apoio das embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido.
 
Outros resultados da operação foram o bloqueio ou suspensão de 252 sites e de 65 aplicativos de streaming que transmitem filmes, séries e programas de televisão de forma ilegal. Também foram derrubados 27 sites no Reino Unido e três nos Estados Unidos.
 
As polícias desmontaram o esquema que capturava o sinal utilizado para retransmissão ilegal de conteúdo para os assinantes do serviço. Além disso, havia publicidade em sites piratas, que, em grande parte, eram abrigados em servidores de outros países.
 
O ministro André Mendonça informou, em entrevista coletiva, que carros de luxo e armas foram apreendidos. Ele ressaltou que a modalidade criminosa praticava a lavagem de dinheiro.
 
"A linha de investigação seguida é relacionada a pessoas físicas e jurídicas que têm violado sistematicamente os direitos autorais fonográficos, cinematográficos e de outras fontes, e feito isso de forma profissionalizada, organizada, com objetivo de lucro. E, a partir da obtenção ilícita desses valores, buscando lavar os recursos obtidos", disse.
 

A operação ocorreu nos estados da Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.O nome da operação faz referência ao chamado "Erro 404" na internet, que ocorre quando o computador tenta acessar um site e o servidor  não consegue achá-lo. 

correiobraziliense

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2020 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença