Brasília Cidades Ciência Cotidiano Cultura Economia Educação Energia Entretenimento ESPECIAL PUBLICITÁRIO
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
22/12/2020 | 18:20 - Amazonas / Notícias

Prefeito Arthur Neto entrega nova clínica da família na zona Sul e fortalece Saúde Primária na capital

Fotos – Valdo Leão / Semcom

 
 
O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, inaugurou nesta terça-feira, 22/12, mais uma clínica da família na cidade, dessa vez, a Antônio Reis, localizada na rua São Luiz, no bairro São Lázaro, zona Sul. A iniciativa é fundamental para o fortalecimento da Atenção Primária em Saúde, que atualmente já tem cobertura de 64,09%, segundo o Ministério da Saúde, e deve se aproximar de 70%, conforme dados da Secretaria Municipal de Saude (Semsa), com a inauguração de outras duas clínicas da família nos próximos dias.
      
“É muito importante essa clínica, que vai se juntar com um Centro de Esporte e Lazer, o CEL, que há próximo, para dar mais qualidade de vida à população. Eu queria aproveitar para agradecer aos servidores da saúde pelo empenho que tiveram, corajosamente, durante uma pandemia que não acabou. Não vamos engolir falsas verdades. Temos notícias de uma transmutação do vírus muito mais infecciosa. Temo que este século seja o século das endemias e algumas pandemias. Temos muita agressão ao meio ambiente e isso influencia na fragilização da saúde das pessoas, na vulnerabilidade das pessoas e no avanço dos vírus. Então, vamos evitar as aglomerações e vamos fazer uma conscientização para as pessoas tomarem a vacina e parar com esse negacionismo”, alertou o prefeito, acompanhado da presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro.
 
A pequena Grazi, presente na solenidade de inauguração e que conquistou o público pela sua desenvoltura e opiniões fortes sobre temas como racismo, igualdade de direitos e outros “assuntos de gente grande” que muitos adultos não acompanham, deu uma aula sobre o poder da vacina e da imunização. “A vacina é uma coisa muito boa, com certeza. Quando você não tem (a doença), previne. Mas quando você tem, diminui (o risco)”, disse.
       
O local onde foi instalada a nova clínica era uma Unidade Básica de Saude (UBS) com instalações antigas. O espaço foi revitalizado e reestruturado para atender aos padrões de uma UBS tipo 4, ou Clínica da Família, com foco na medicina preventiva da família e da comunidade. O local ganhou instalações modernas e acolhedoras que possibilitarão ampliar acesso e resolutividade nos serviços da Atenção Básica, preconizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
 
O secretário da Semsa, Marcelo Magaldi, disse que o momento é de alegria, porque com as novas clínicas também amplia-se a cobertura de Atenção Básica. “Oficialmente, ainda estamos em 64% mas são dados de junho e não houve divulgação dos indicadores, mas com tudo o que entregamos este ano, vamos chegar muito próximo aos 70%”, estimou.
 
Atendimento
 
Com capacidade para fazer, aproximadamente, 18 mil atendimentos por mês, a CF Antônio Reis terá um corpo técnico multidisciplinar de profissionais de saúde e equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), composta por médicos, enfermeiros, cirurgião-dentista, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e patologia clínica, agentes comunitários de saúde, entre outros.
 
De forma mais ampliada, a carteira de serviço traz além das consultas médicas, enfermagem, serviço social, vacinação, exames de laboratório e de ultrassonografia, radiologia, mamografia, eletrocardiograma e fisioterapia, além do Serviço de Assistência Especializada (SAE), para o acompanhamento das pessoas vivendo com HIV/Aids e Hepatites Virais.
 
Outro importante serviço ofertado é a nova sala de imunização, equipada com câmaras refrigeradas para monitoramento da temperatura 24 horas por dia, sete dias por semana, proporcionando, assim, maior qualidade e segurança das vacinas oferecidas à população.
 
A unidade será um importante ponto de atenção para o trabalho em redes de apoio local como o Centro de Referência em Assistência Social (Cras), o Conselho Tutelar, o Conselho Local de Saúde, entre outros. A Clínica da Família está informatizada, o que permite aos profissionais registrarem todos os atendimentos no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).
 
Centro de Especialidades Odontológicas
 
Além da Clínica da Família, também será entregue a revitalização das instalações do Centro de Especialidades Odontológicas Dr. José Fortunato de Oliveira (CEO), que compõe a rede municipal especializada da área de odontologia, distribuída nos quatro distritos de saúde.
 
O CEO Sul está equipado para oferecer à população os serviços de diagnóstico bucal, com ênfase na detecção do câncer de boca; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; periodontia especializada; endodontia; atendimento a pessoas com deficiência; odontopediatria; ortodontia preventiva; entre outros.
 
-- -- --

Texto – Jacira Oliveira / Semcom 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2020 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença