Brasília Cidades Ciência Cotidiano Cultura Economia Educação Energia Entretenimento ESPECIAL PUBLICITÁRIO
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
20/08/2020 | 17:20 - Amazonas / Educação

Prefeitura capacita jovens e adultos em parceria com o Instituto Restaurar

Fotos - Divulgação / Fundo Manaus Solidária

 
 
Executado em parceria com o Fundo Manaus Solidária, o projeto “Trilhando Sonhos”, do Instituto Restaurar, proporcionou a 260 jovens e adultos o acesso a cursos e oficinas profissionalizantes, palestras de capacitação profissional e atividades socioeducativas de forma on-line, por telefone ou chamada de vídeo, durante a pandemia da Covid-19. Localizada na comunidade Campos Sales, bairro Tarumã, zona Oeste, a entidade contou com recursos de fomento disponibilizados pela Prefeitura de Manaus e garantiu atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade.
 
A presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, explica que os recursos financeiros garantidos por meio dos editais de fomento da Prefeitura de Manaus possibilitam a execução de projetos sociais de diversas organizações, que atuam na assistência à população vulnerável da capital.
 
“As organizações sociais trabalham em complemento ao que já é feito pelo poder público, porém enfrentam dificuldades e precisam de suporte financeiro, para colocar em prática muitos dos seus projetos. Por isso, os fomentos são tão necessários. Para nós é motivo de muita satisfação poder acompanhar essas Organizações da Sociedade Civil, as OSCs, e ver que elas estão dando oportunidades para que muitas pessoas mudem suas vidas e construam um futuro melhor”, disse. 
 
Trilhando sonhos
 
Com o atendimento destinado ao público de 260 jovens e adultos com idades entre 16 e 59 anos, o projeto “Trilhando Sonhos” promove a identificação e capacitação profissional, com o objetivo de estimular o sentido do empreendedorismo sustentável nos usuários, ao mesmo passo em que oferece qualificação voltada à inserção dessas pessoas no mercado de trabalho. Entre os cursos oferecidos, estão o de informática, barbeiro, agente de portaria, entre outros.
 
O Instituto Restaurar foi uma das 33 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) contempladas com o 2º Edital de Fomento do Fundo Manaus Solidária, realizado em 2019. O projeto “Trilhando Sonhos” recebeu o repasse no valor de R$ 190 mil, recursos que foram aplicados na compra de computadores, equipamentos eletrônicos, materiais de estudo, além de também auxiliar no pagamento de parte dos profissionais.
 
A coordenadora do projeto, Lilian Vasconcelos, ressalta que a parceria com a prefeitura tem sido fundamental para que as atividades possam continuar sendo oferecidas. “Além dos computadores utilizados em nosso laboratório, também conseguimos adquirir kits do curso para nossos usuários, que incluem uma camiseta, régua, caneta e uma apostila. Graças ao fomento, também podemos oferecer lanches a eles, o que também é muito importante”, comentou. 
 
A assistente social do Instituto Restaurar, Karina Costa, é responsável pelo atendimento direto aos usuários e suas famílias. Para oferecer acolhimento a essas pessoas, um levantamento socioeconômico é feito, com o objetivo de identificar situações que, possivelmente, necessitem de encaminhamento a outros órgãos.  Em meio à pandemia de Covid-19, o serviço vem sendo realizado por meio de telefone e chamadas de vídeo.
 
“Neste momento, estamos focados no telemonitoramento, junto à nossa psicóloga, pois observamos que as famílias ficaram mais fragilizadas durante esse período. Esse trabalho que fazemos é essencial para os moradores da região, porque aqui eles têm acesso à informação e à proteção, e isso é importante no combate às situações de vulnerabilidade. É gratificante poder participar desse trabalho tão lindo, onde sinto que cresci bastante como profissional e pessoa”, disse.
 
Suellen Silva, de 25 anos, é uma das usuárias do Instituto Restaurar, onde já realizou o curso de almoxarife e, atualmente, assiste às aulas do curso de informática. “Além dos cursos que eles oferecem, o Restaurar também deu suporte a mim e a minha família com a doação de alimentos durante a pandemia, o que foi muito importante para todos nós. Sou muito grata a tudo que já me proporcionaram, a todo o cuidado e atenção que os profissionais têm com a gente aqui no Tarumã”, afirmou.


Texto - Daniel Brito / Fundo Manaus Solidária 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2020 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença