Brasília Cidades Ciência Cotidiano Cultura Economia Educação Energia Entretenimento ESPECIAL PUBLICITÁRIO
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
25/09/2020 | 18:20 - Amazonas / Meio Ambiente

Prefeitura e Exército realizam ação educativa de combate às queimadas no bairro Puraquequara

Fotos – Ingrid Anne / Semcom

 
 
A Prefeitura de Manaus, em parceria com o Exército brasileiro, realizou na manhã desta sexta-feira, 25/9, a segunda ação educativa de combate às queimadas, no âmbito da operação Verde Brasil 2, desenvolvida pelo 2º Grupamento de Engenharia, junto com órgãos de segurança e controle ambiental. A operação ocorreu na área rural do bairro Puraquequara, zona Leste, onde é grande a incidência de focos de queimadas em quintais de residências e terrenos baldios.
 
Técnicos da Divisão de Educação Ambiental e do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) percorreram as ruas do bairro com os militares, fazendo abordagens a moradores e transeuntes. A Semmas realizou também distribuição de mudas à população.
 
“O objetivo é orientar e conscientizar as pessoas sobre o quanto é importante evitar as queimadas, sobretudo em uma localidade como essa, que possui muita vegetação e riscos de propagação de incêndios”, explicou o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo, acrescentando que foram feitas diversas abordagens.
 
Segundo dados da Semmas, em 2019, as ações de Educação Ambiental alcançaram um público de 43 mil pessoas. Para 2020, a meta é de 50 mil pessoas. “É um trabalho de ‘formiguinha’, permanente, que precisa ser feito todos os anos, mas, em função da pandemia da Covid-19, tivemos que partir para alternativas como as aulas virtuais e que bom que temos agora a parceria com o Exército", completou Raimundo Araújo.
 
O diretor de Fiscalização da Semmas, Eneas Gonçalves, também destacou a importância da parceria. “A primeira ação, na zona Leste, teve uma excelente receptividade por parte da população em locais considerados pontos críticos de denúncias. Acreditamos que isso, com a parceria do Exército, reduziu muito a incidência”, observou.
 
As atividades são definidas durante as reuniões de planejamento da operação Verde Brasil 2, que acontecem na sede do 2º Grupamento de Engenharia, na Ponta Negra, com a participação da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Batalhão Ambiental da Polícia Militar.
 
Os moradores ficaram satisfeitos com a ação. “Confesso que não suporto a fumaça das queimadas e aqui todos os dias os moradores queimam lixo e folhas. Quem sabe com a presença de vocês aqui, isso mude um pouco”, afirmou a atendente Kelly Rodrigues, 27. Já o militar Pedro Castro, 41, elogiou a ação. "Estão todos de parabéns por estarem preocupados em orientar a população e ainda trazer mudas frutíferas para plantarmos nos nossos quintais", ressaltou.
 
-- -- --

Texto – Júlio Pedrosa / Semmas 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2020 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença