Brasília Cidades Ciência Cotidiano Cultura Economia Educação Energia Entretenimento ESPECIAL PUBLICITÁRIO
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
02/09/2020 | 11:25 - Amazonas / Notícias do Parlamento

Procon Assembleia alerta consumidores sobre golpe de empréstimo falso

Foto: Eduardo Andrade / SupCom ALE-RR

 
Criminosos afirmam que para ter crédito liberado, vítimas têm que pagar taxas antecipadas
Criminosos estão aproveitando a pandemia para aplicar o golpe do falso empréstimo. O Procon Assembleia alerta que pelas redes sociais, e-mail e aplicativos de celular, eles oferecem crédito financeiro com vantagens muito atraentes para quem está no sufoco e quer reorganizar o orçamento. Os golpistas convencem a vítima a depositar determinada quantidade de dinheiro em uma conta que seria de uma instituição financeira.
Para disfarçar o golpe, os estelionatários informam que antes da assinatura do contrato, a pessoa deve pagar taxas antecipadas. Para dar credibilidade à negociação, eles usam os nomes e até fotos de bancos conhecidos. Os acordos são fechados por canais virtuais. De acordo com o advogado do Procon Assembleia, Samuel Weber, em quase todos os casos, as vítimas não conseguem evitar os prejuízos.
“No momento que o golpista consegue pegar o seu dinheiro, ele some, e já se prepara para aplicar outro golpe. Então, em 99% das situações não tem como reaver. A pessoa vai perder esse dinheiro. E não tem nem como processar porque você não vai achar o golpista”, alerta. Ele destaca que nenhuma instituição financeira séria exige dinheiro para emprestar dinheiro. “Se tiver que dar dinheiro antes, caia fora. É golpe”, completa.
O advogado frisa ainda que os golpistas até criam CNPJ para enganar as vítimas. Ele também aconselha a verificação da conta bancária indicada para depósito. “O consumidor deve olhar quem é o favorecido da conta. Normalmente, é uma pessoa física. Isso já é uma forma de identificar o golpe”.
Quem pretende recorrer a um empréstimo pode pedir orientação do Procon Assembleia. O órgão de defesa do consumidor tem convênio com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), instituição que possui um banco de dados com informações de todas as empresas autorizadas a conceder crédito financeiro. “Teve dúvida, entre em contato pelo número de WhatsApp 95 98401-9465, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. A nossa equipe vai pesquisar a seriedade da empresa”.

Texto: Otacílio Monteiro 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2020 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença