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24/08/2020 | 19:35 - Amazonas / Educação

Professora da rede municipal é finalista da fase nacional do Prêmio Arte na Escola Cidadã

Fotos – Divulgação / Semed

 
 
A professora da rede municipal de ensino da Prefeitura de Manaus, Clijes Ramos Aragão, 30, é finalista na categoria infantil, da 21ª edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã, com o projeto “Autorretrato na Educação Infantil”, desenvolvido no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Doutor Fernando Trigueiro, no Japiim, zona Sul.
 
O anúncio ocorreu na última quinta-feira, 20/8, e a educadora foi selecionada entre os 20 melhores finalistas, concorrendo com projetos de todo o país, sendo a única da região Norte.
 
O prêmio é realizado pelo Instituto Arte na Escola (IAE) e a divulgação dos cinco melhores projetos será realizada na próxima sexta-feira, 28/8, no link http://artenaescola.org.br/premio2020/?p=resultados-fase3. A entrega da premiação está prevista para ocorrer no dia 25/11, em São Paulo (SP).

O projeto Autorretrato surgiu ano passado, no Cmei Doutor Fernando Trigueiro, por conta da necessidade de trabalhar a expressão e autoestima das crianças, valorizando as produções infantis de modo que pais, responsáveis e a própria criança percebessem o potencial artístico dos alunos. E assim valorizar as produções e estimular as crianças a produzirem a partir de suas próprias vivências. Participaram do projeto duas turmas de 1º período, com crianças entre 4 e 5 anos, totalizando 30 alunos.
 
Para Clijes, participar da final do prêmio é muito satisfatório, mas, principalmente, mostra o reconhecimento do trabalho com os alunos da modalidade, no processo de ensino aprendizagem. “Minha participação no prêmio está sendo muito enriquecedora, tendo em vista que esse é o maior prêmio de arte-educação do Brasil. Ter o meu trabalho entre os 20 finalistas, já é uma vitória, e uma ótima forma de valorizar e representar nossa escola e a região Norte, em meio a tantos outros trabalhos valiosos, que também estão concorrendo ao prêmio de cada parte do país”, comentou.
 
Ano passado, durante as aulas presenciais, foram realizadas atividades com as crianças usando algumas técnicas de pintura. Com a ajuda de canudos, os alunos sopravam a tinta no papel, utilizando como inspiração algumas obras do pintor Jackson Pollock –pintura por gotejamento. Esponjas também foram utilizadas durante as atividades. Todos os desenhos sempre ficavam expostos na parede em frente à sala de aula dos alunos.
 
O trabalho realizado na escola levou a professora a ser convidada para participar dos eventos “Arte de quem ensina” e “Arte de quem faz”, organizados pelo programa de extensão Polo Arte, na Escola da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc). Além disso, a escola participou com dez desenhos de uma exposição dedicada à produção de alunos na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Semed.
 
Para o chefe da Divisão de Educação Infantil (DEI) da Semed, Alexandre Romano, o reconhecimento do projeto pela educadora da Semed, mostra não apenas o trabalho na escola, mas todo um processo de qualificação pelo qual passam os professores, para alcançar uma educação de qualidade.
 
“A professora Clijes busca sempre a formação continuada, tanto é assim, que esse prêmio que ela está concorrendo mostra todo um trabalho de engajamento de todos os setores da secretaria. Isso tudo vem da formação incentivada pela DDPM. Ela representa todos os professores do município de Manaus”, completou.
 
A chefe da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, Jecicleide Nascimento, disse que a professora Clijes representa todo esforço realizado pelos educadores dentro da modalidade na Semed como um todo.
 
“Mais uma vez temos uma escola nossa, finalista de um prêmio nacional. Isso só vem mostrar a qualidade do trabalho que é desenvolvido pela Semed e pelas escolas da divisão. A professora Clijes, por meio da expressão da arte e da cultura, instiga as crianças a experimentar novas perspectivas, por meio do desenho. Com isso, proporciona o desenvolvimento das habilidades motoras com a produção dos desenhos, visando o processo de aprendizagem”, disse.
 
Prêmio

O prêmio “Arte na Escola Cidadã” é realizado desde 2000, pelo Instituto Arte na Escola, com o objetivo de reconhecer, revelar e dar visibilidade a projetos desenvolvidos por professores de Artes em exercício, bem como reconhecer e divulgar projetos exemplares nessa área de conhecimento, que atendam aos critérios de avaliação dispostos no regulamento. Participaram dessa edição, professores que desenvolveram projetos que cumpriram requisitos como: exclusivamente nas aulas de artes nos anos letivos de 2018 e 2019 nas respectivas escolas de ensino regular, nas escolas públicas e particulares, de todo território nacional e evolvendo uma ou mais linguagens artísticas (artes visuais, dança, música e teatro).
 
Os educadores de todo o país concorrem nas modalidades de educação infantil, ensino fundamental (1º ao 9º ano), ensino médio (1º, 2º e 3º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), das regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Norte. Cada professor vencedor vai receber a quantia de R$ 10 mil e as escolas vencedoras um computador e uma câmera digital, além da participação no evento de premiação (pagamento de viagem e hospedagem, em caso de necessidade), certificado de premiação, troféu, gravação de um documentário sobre o projeto e uma vivência cultural em São Paulo.
 
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Texto – Paulo Rogério / Semed
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